OS EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) são acessórios indispensáveis a todos os profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico em seu ambiente de trabalho.
São itens obrigatórios, que incluem óculos, máscaras, protetores auriculares, capacetes, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar, entre outros equipamentos de proteção.
Garantia de saúde e proteção
É fundamental o uso do EPI para garantia de proteção e saúde do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.
O EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a riscos de doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa do trabalho.
Em cada ambiente de trabalho é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais para conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários.
Dessa maneira facilita a identificação dos riscos e ajuda a empresa a reduzir e até mesmo neutralizar.
Toda a Organização precisa compreender a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia. É necessário manter sempre em boas condições de uso, pois o uso adequado do EPI evita acidentes e transtornos para o trabalhador, além de garantir que suas atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência dentro de seu ambiente na empresa.
Fonte de pesquisa: https://www.saudeevida.com.br/importancia-do-uso-de-epi/